Qual é a função exata de uma consultoria em ti? Por que contratar? Como funciona e quais cuidados devo tomar?
Com certeza estas são as questões mais comuns que surgem e que devem ser entendidas para ter certeza da necessidade de uma Consultoria em Ti.
Também entenda quais são os motivos da existência desta prestação de serviços popularizada e as vezes banalizada, criando uma falsa imagem do que realmente se propõe uma empresa séria que presta serviços de consultoria em tecnologia da informação.
Não espere por um artigo de definições e sim um artigo pratico e objetivo, pois esse é meu estilo!
Qual é o papel da Consultoria em TI
Objetivo primário: Aconselhar ao cliente quais são as melhores opções “soluções” para a demanda contratada independente do fabricante ou provedor de serviço. O Consultor designado para o projeto tem que liderar o projeto em conjunto com o cliente, ser um educador e apresentar as razões do porque investir em X tecnologia e o porque da solução indicada.
Cito alguns exemplos para esclarecimento: Se uma empresa nova está montando seu primeiro escritório dentre algumas necessidades uma delas é onde armazenar seus arquivos de forma segura e como ter um sistema de backup para emergências.
O papel da consultoria é apresentar a melhor opção para esta empresa de acordo com a necessidade e o budget disponível, além disso é muito importante, quando o projeto envolve compra de equipamentos não limitar-se a um único fabricante ou se for uma solução na nuvem não se limitar a um único provedor.
Ressalto isto pois se a empresa contratou um serviço de consultoria o foco é apresentar a melhor solução para o negócio do cliente. Parece obvio mas acontece frequentemente. Na HITEC temos muitas soluções que atendem a maioria dos clientes, mas nem sempre é a melhor e quando isso acontece sempre indicamos soluções de terceiros que melhor atenda a necessidade em especial.
Como funciona uma Consultoria em TI
O primeiro é definir um objetivo e ficar claro tanto a contratante quanto o contratado qual ou quais são as responsabilidades de cada parte e sua participação no projeto.
Uma vez definido o objetivo, é possível definir o escopo e a matriz de responsabilidades das partes. A Consultoria tem que ter a habilidade de questionar o cliente sobre o negócio, expectativas e necessidades e assim ter uma visão completa do projeto. As vezes o que o cliente pensa que precisa de uma solução Xyz não é exatamente o que realmente a empresa precisa. Exemplificando: Preciso de uma consultoria para me ajudar a escolher a melhor solução de e-mail. Você tem a opção de instalar um servidor dentro da sua infraestrutura, investindo em servidor e licenciamento, quando na verdade a melhor solução seja um serviço na nuvem com o mesmo escopo que atenda tanto a disponibilidade quanto a segurança. Reforçando: o Consultor ou empresa precisa ter uma visão global do mercado e experiência em outros projetos para entender e colocar na mesa com a equipe de apoio (da consultoria) ter condições de avaliar as possibilidades e melhores opções.
Porque devo contratar um Consultoria em TI
Esta é a parte mais fácil :-). Duas palavras que significam muito para qualquer empresa “Investimento Assertivo”. Tenho certeza que qualquer projeto que envolva consultoria se paga sozinha. Como assim? Se o valor investido tem o retorno esperado a consultoria fez seu papel e o valor investido esta no resultado. Muitas empresas investem em novos servidores, softwares, links de internet e tudo continua lento…qual é o custo disso? realmente precisava de todo este investimento? Onde esta o gargalo? Evite todas essas situações com uma assessoria, mesmo que seja um pequeno projeto, a definição de um equipamento ou sistema faz toda a diferença.
Cuidados ao contratar uma Consultoria em TI
Essa consultoria tem que ter expertise nas soluções que está procurando e isso você percebera na primeira conversa com o consultor, nos primeiros 5 minutos, e se fez sentido esse primeiro contato, de continuidade, caso contrário continue procurando. Pergunte sobre experiencias em projetos similares, e confirme se a consultoria também tem habilidade de implantar as possíveis soluções, este é outro ponto crucial, na minha visão toda consultoria deveria ser “hands on” ou seja, mãos na massa. Por último e não menos importante solicite referencias de clientes, dois são suficientes.